domingo, 21 de fevereiro de 2010

Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Por dentro eu sempre me persegui. C. Lispector

"Escrevo porque sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse sempre a novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias. Clarice Lispector"



Devaneios número 9.823.126.124.861


Do que eu tenho saudades?
De absolutamente tudo!
O que vivi, ou
O que inventei que vivi

As lembranças se misturam
Uma infância roubada
Uma adolescência inventada
Uma juventude vivida!

Coisas boas e ruins, passaram
E ainda passam, pela minha frente
Algumas eu quero pegar, agarrar e segurar com toda a força do mundo
E outras eu nem quero mais sentir, olhar ou ....

As memórias são resignificas,
As lembranças reinventadas
Ou será ao contrário!
Não sei... por isso, invento, recrio.

Amigos e amigas que se foram...
Alguns ficaram, outros ainda estão chegando...
O que amo no outro, se não um pedaço de mim mesmo?
Colegas, também fazem parte dessa jornada!

Lugares, sabores, cores e amores
Pintaram e salgaram a alho e óleo uma vida de infante
Domingos de roda-peão, baleiro e balão...
Sábados no parque, ou eram domingos no parque...

As cartas que escrevi e as que não escrevi
Não estão mais na caixa de sapatos...
Foram, erroneamente queimadas...
As fotos ainda resistem... que bom, mantém a memória e as histórias

Agora eu tenho que usar "filtro-solar"
Não vejo mais com tanta freqüência o clip "The Wall"
Saudades das turmas de faculdade, do magistério....
Coisas que ficaram e que se foram, parte de mim...

O que eu busco, a memória perfeita!
Reinventada! Que dá sentido ao eco da infância!
Da nostalgia da década de 80, para alguns perdidas e por mim encontrada.
A vida é encontros e desencontros, que sejam eles sempre constantes.


===============================================================

Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal.

Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida.

O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade.

Costumeiramente associa-se o sentimento nostálgico a emissões sonoras de baixa frequência.




5 comentários:

  1. Caro Poeta-Memoriado,

    Gostei. Só não posso falar mto de memória, saudades pq goto tto do assunto q ele me rouba a única coisa q há de fato, o tempo presente. O resto, é lindo e não existe:-)
    lembrei de um poema de meu mestre cego:
    SÃO OS RIOS



    Somos o tempo. Somos a famosa

    parábola de Heráclito o Obscuro.

    Somos a água, não o diamante duro,

    a que se perde, não a que repousa.

    Somos o rio e somos aquele grego

    que se olha no rio. Seu semblante

    muda na água do espelho mutante,

    no cristal que muda como o fogo.

    Somos o vão rio prefixado,

    rumo a seu mar. Pela sombra cercado.

    Tudo nos disse adeus, tudo nos deixa.

    A memória não cunha sua moeda.

    E no entanto há algo que se queda

    e no entanto há algo que se queixa.

    ResponderExcluir
  2. olá nobre poeta rupestre!

    hj leio suas palavras e compartilho de alguns sentimentos os quais mencionou!

    hj me senti triste, angustiado e ao mesmo tempo revoltado, porém, aos poucos coloco meus pensamentos em ordem!

    beijos e saudades!

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo que certamente não é "Qualquer Um", obrigado pela poesia, do nosso mestre cego mas cheio de visões do mundo, em poemas inconjuntos ele junta tudo isso:
    "Não basta abrir a janela
    Para ver os campos e o rio.
    Nem é bastante não ser cego
    Para ver as árvores e as flores."

    Lucas, meu filho... os sentimentos é que moldam a humanidade os bons foram santos os demais... seres humanos...fique tranquilo... vc sabe onde me achar, estou onde sempre estive...amigo!

    ResponderExcluir
  4. Rani, que post lindo!!!
    Que saudade da minha infância: "Eu quero minha mãe!!!!" :O
    Compartilho de todos esses sentimentos, das alegrias e tristeza que as lembranças nos traz. Que delícia recordar.
    Adoro essa música, acertou em tudo.
    Êta metamorfose dolorida! Mas como esquecê-la?
    O tempo presente, o ser presente é histórico...

    ResponderExcluir
  5. Amigo, saudade é realmente um sentimento que povoa a mente de qualquer ser humano, seja da nossa infância remota, de momentos marcantes ou de experiências que nos fazem ser a pessoa que somos hoje. É com ela que nos remetemos a fatos que alimentam nossos sonhos, sem medo de que isso seja algo ruim. É muito bom ver em suas palavras a expressão das coisas boas que estão guardadas no coração como um tesouro inestimável..

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigado pelo seu comentário.
Em breve ele será liberado.
Abraços,