quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Quase todos os homens vivem inconscientemente no tédio. O tédio é o fundo da vida, foi o tédio que inventou os romances e o e o amor." Miguel Unamuno


Remédio, tédio

“...Eu deixo a vida como está...

Acordo, levanto, lavo o rosto...

Uma xícara de café quente, termina meu ato de acordar.

Uma caminhada até o ponto de ônibus

- Como as horas de um longo pesadelo

Nem a música no IPOD desdobra o sentimento rotineiro;

Ouço o grito de minh’alma errante,

Onde sentimento insensato a consumia:

Só levo uma saudade - é desses tempos

Que amorosa ilusão embelecia.

Só levo uma saudade - a saudades de você...

Que me mantem acordado nas noites quentes...

A espera de você para a noite fria...

Se uma lágrima as pálpebras me inunda,

Do pálido poeta das flores.

Das poesias sem formas, das formas cheia de amores.

Se viveu, foi por ti! e de esperança

De na vida gozar de teu amor.

Beijarei na verdade tua alma,

Verei cristalizar-se o sonho de amar.

Ó minha memória dos errantes sonhos,

Filha do céu, eu vou amar contigo!

Descansem o meu leito solitário

Na floresta de pedra, cercada no mar de minha vida,

À sombra de uma cruz, e escrevam nela:

Foi poeta - sem ritmo, nem métrica, com palavras dispostas em poesias rupestres e memórias inventadas - e que somente, amou na vida...”

.....


en.te.di.a.do

  1. que se entediou
    1. cheio de tédio; aborrecido, enfastiado

.dio / .di.osilabação + tonicidade

  1. desgosto profundo, que faz que se olhe com repugnância as pessoas, as coisas ou os fatos
  2. aborrecimento, desgosto, enfado, fastio

aborrecido [ a.bor.re.ci.do ] adjetivo ( Do português: aborrecer )

  1. causador de aborrecimento
  2. que sente aborrecimento, enfado ou cansaço
  3. impertinente ou mal-disposto por doença, velhice ou outra causa
  4. maçador; fastidioso

fas.ti.o masculino

  1. falta de apetite
  2. aborrecimento, tédio
  3. aversão, repugnância

des.gós.to

  1. primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo desgostar


enfado masculino

  1. impressão desagradável
  2. aborrecimento

Tédio

Biquini Cavadão

Composição: Sheik / Miguel / Álvaro / Bruno

Alô!
Sabe esses dias
Em que horas dizem nada
E você nem troca o pijama
Preferia estar na cama
Um dia, a monotonia
Tomou conta de mim
É o tédio
Cortando os meus programas
Esperando o meu fim...

(Refrão)
Sentado no meu quarto
O tempo vôa
Lá fora a vida passa
E eu aqui à tôa
Eu já tentei de tudo
Mas não tenho remédio
Prá livrar-me desse tédio...

Vejo o programa
Que não me satisfaz
Leio o jornal que é de ontem
Pois prá mim, tanto faz
Já tive esse problema
Sei que o tédio
É sempre assim
Se tudo piorar
Não sei do que sou capaz...

(Refrão)

Vejo o programa
Que não me satisfaz
Leio o jornal que é de ontem
Pois prá mim, tanto faz
Já tive esse problema
Sei que o tédio
É sempre assim
Se tudo piorar
Não sei do que sou capaz...

(Refrão)

Tédio!
Não tenho um programa
Tédio!
Esse é o meu drama
O que corrói é o tédio
Um dia eu fico cego
Me atiro deste prédio...

Um comentário:

  1. Caro Poeta Entedidao,

    Tédio pouco tem com a rotina. Não se iluda. Tédio é insatisfação. Eu adoraria um pouco de rotina. entedio-me da mesma mudança nao-rotineira.
    Como vc bem colocou, o único "veneno anti-monotonia" é a amor.
    um ab
    Edu

    PS- Só não espere "noites frias em Recife"...:-)

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigado pelo seu comentário.
Em breve ele será liberado.
Abraços,