terça-feira, 20 de julho de 2010

"Deus está nas coincidências". Nelson Rodrigues

Devaneios passados a limpo...


Cenário: um por do sol em algum lugar da Toscana...
Set: dentro de um trem regional, sob a mesa um copo de café, caneta, um cardeneta (esta que estou escrevendo) e um guia de Venezia.
Personagens: eu e vc dormindo...

Pensamentos:
E outra vez o sol se esconde
por tras das montanhas, se esconde
Vai sol, visitas meu país de cor verde e purpura
Mande lembranças desse país - mãe (mátria)
de cores verdes, e brancas, manchadas de vermelho sangue
Uma história para nós mal contada, pelos professores [na escola] e nonnos e nonnas [no sofá da velha casa amarela].
Histórias fantasiadas de memórias reinventadas
Retalhos que costuram um nacionalismo duplo [brasil & itália]
Uma nacionalidade querida e desejada.
Difícil não amar a Itália
É como deixar de amar uma parte de nós, que aqui ou acolá, está,
entre um por do sol e outro, tento me reencontrar,
entre uma montanha que passa e outra, o desejo de amar e se amado.
Como símplice criatura ama ao seu criador - uma ovelha ao seu pastor.
Que idioma falou D´us?
E que língua ele conosco falará?
Eu O vejo em coisas simples, nas folhas das oliveiras que pelas janelas do trem, passam rapidamente.
No rosto de pessoas sofridas, de mãos calejadas ou de faces cortadas do frio.
A imagem do Cristo vivido e amado
Não em cruzes cheias, mais além de cruzes vazias!
Gloria in excelsis Deo et in terra pax hominibus. bonæ voluntati
Factorem et visibilium omnium et invisibilium

PS: Escrito após a visita de Castellnuovo di Garfagnana, Prato, Pisa, Siena e Firenze.
PS: Preciso voltar a Toscana, os girassóis que não vi, ainda me esperam!

3 comentários:

  1. Nossa!
    Que lindo!
    Esse Raniere logo logo editará livros!
    Kiko
    :)

    ResponderExcluir
  2. Caro Poeta Rupestre,


    Saudoso, como tem sido seu texto. Por ser quase uma carta romântica, não vou interferir na correspondência amorosa alheia, mas só fiquei com uma dúvida: "se vc estava dormindo, como escrevia..? " :-)
    um ab

    ResponderExcluir
  3. Bem vindo de volta!!!
    Vc tb faz esse espaço ter sentido! =)
    PS: Faço mtas coisas dormindo, vc não?!? É uma habilidade de poucos...rs

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigado pelo seu comentário.
Em breve ele será liberado.
Abraços,