quarta-feira, 2 de junho de 2010

"Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante" Antoine de Saint-Exupéry




Rosa cor-de-rosa





Um cheiro no ar,


Rosas a bailar


São tantas no jardim


Que parecem sem fim





Seu aroma no ar


Sua cor a nos governar


Rosas a perfumar





Sua haste de espinhos


Muitas vezes, tão sozinhos


Dificultam o caminho


Dos amantes no escurinho





Rosa da cor-de-rosa


Perfeita harmonia entrem seus tons


De Rosa ao rosa


Quero somente o cor-de-rosa





Rosa, do desejo de ter


Não consegui resistir,


Furtar foi a única opção


E agora... eu a via morrer.


Nota do autor: Poemas e Poesias que versam sobre o tema "ROSA", sempre governaram meu imaginário. O poema\texto abaixo, atribuído a Carlos Drummond de Andrade,  talvez tenha sido o primeiro que me chocou durante a adolescência, até hoje eu lembro desse texto, como se ainda estivesse sentado naquela manhã chuvosa de outubro, na aula de lingua-portuguesa, ministrada pelo professor Eraldo, do colégio francisco manuel em Registro\SP. A frase de impacto deste texto para mim até hoje, e foi por ela que o reencontrei é: "Eu a furtara, eu a via morrer". Compartilho com vocês algo que representou muito para mim nas ultimas duas décadas de manhãs chuvosas de outubro.



Furtei uma flor daquele jardim.
O porteiro do edificio cochilava e
e eu furtei a flor.
Trouxe-a para casa e coloquei-a
no copo com água. Logo senti que
ela não estava feliz. O copo destina-se
a beber, e flor não é para ser bebida.
Passei-a para o vaso, e notei que
ela me agradecia, revelando melhor
sua delicada composição. Quantas
novidades há numa flor, se a contemplarmos bem.
Sendo autor do furto, eu assumira
a obrigação de conservá-la. Renovei
a água do vaso, mas a flor empalidecia.
Temi por sua vida. Não adiantava
restituí-la ao jardim. Nem apelar
para o medico de flores.  
Eu a furtara, Eu a via morrer.
Já murcha, e com a cor particular
da morte, peguei-a docemente e fui
depositá-la no jardim onde desabrochara.
O porteiro estava atento e repreendeu-me:
- Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua
casa neste jardim!





A Rosa Amarela

Cantigas Populares

Olha a Rosa amarela, Rosa
Tão Formosa, tão bela, Rosa
Olha a Rosa amarela, Rosa
Tão Formosa, tão bela, Rosa

Iá-iá meu lenço, ô Iá-iá

Para me enxugar, ô Iá-iá
Esta despedida, ô Iá-iá

Já me fez chorar, ô Iá-iá (repete)

2 comentários:

  1. Caro Poeta

    Vc é mais fissurado no pequeno Principe dq miss em concurso:-)
    Está produzindo muito. Uma poesia por dia! Deste jeito o livro sai logo....
    O texto é do Drummund mesmo, mas tem um erro. É uprosa, nao é poesia. O formato é em frases e não em versos.
    Fora isto, fique com uma poesia (esta poesia mesmo) do Vinicius sobre as suas rosas
    Rosa pra se ver
    Pra se admirar
    Rosa pra crescer
    Rosa pra brotar
    Rosa pra viver
    Rosa pra se amar
    Rosa pra colher
    E despetalar

    Rosa pra dormir
    Rosa pra acordar
    Rosa pra sorrir
    Rosa pra chorar
    Rosa pra partir
    Rosa pra ficar
    E se ter mais uma rosa mulher

    É primavera
    É a rosa em botão
    Ai, quem me dera
    Uma rosa no coração

    bom feriado

    ResponderExcluir
  2. Edu-de-sempre,

    Obrigado pelo presente!!!
    Acordar com cheiro de rosas seria um sonho a realizar,
    porém como estou num RIO chuvoso, por aqui mesmo devo ficar,
    ao lado do, do lado de quem se está,
    e de com que eu gostaria de com vc, trocar.
    Trocadilhos a mil,
    não por aquilo que é vil,
    mas quem não viu um dia verá,
    amor escondido em paixão,
    paixão que se alimentar do mar,
    das aguas de copacabana,
    princesas certamente ali o há,
    cantam e cantarola,
    para boborletas domar.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigado pelo seu comentário.
Em breve ele será liberado.
Abraços,